Sistemas Fotovoltaicos On-Grid e Off-Grid

Os sistemas fotovoltaicos podem ser conectados à rede convencional de distribuição de energia (on-grid) ou isolados dela (off-grid). O segundo tipo, além de não precisar estar conectado à rede convencional de distribuição de energia, costuma ter bateria para armazenamento de energia.

No caso dos sistemas fotovoltaicos on-grid, a Lei 10.438/02 prevê benefícios (créditos de energia) para as residências que gerarem mais energia do que gastam. Essas residências ganham uma economia de dinheiro nas contas referentes aos meses em que a casa produzir menos energia do que que gerar.

Espera-se que, no futuro, com a popularização da energia fotovoltaica residencial e com a necessidade de estimular energias renováveis e limpas, especialmente diante do aproveitamento integral do potencial hidroelétrico nacional, que se aproxima de maneira rápida, haja mais incentivos à compra por residências de sistemas fotovoltaicos.

O governo tem feito investimento no uso da energia solar para o suprimento das necessidades energéticas de comunidades isoladas.